sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A Rainha-Avó


Esta história necessita de uma breve introdução às Festas do Espírito Santo que é um culto comum a todas as ilhas dos Açores e das comunidades de emigrantes açorianos. O Espírito Santo tem basicamente duas representações: uma pomba branca ou uma coroa de prata ou de casquinha (ver imagem). As coroas são expostas num altar em casa de uma família durante uma determinada semana. No Domingo seguinte acontece a Missa da Coroação e depois as coroas são levadas na cabeça dos “coroados” para a casa de outro devoto numa procissão lenta seguida da filarmónica local. Segue-se um almoço (a que se chama “função”) aos convidados presentes.

Como já sabem da história “O Pai Natal tudo sabe”, a minha prima é casada com um militar americano e tem uma filha de 4 anos chamada Daisy. Estão condicionados a viver em diferentes bases americanas espalhadas pelo mundo por períodos de 2 a 3 anos em cada uma.

A Daisy, como é evidente, não está por dentro dos costumes dos avós que vivem nos Açores. O que ela sabe mais é de bonecas, fadas, princesas e rainhas.

Acontece que numa das visitas aos avós estavam estes com a Coroa em casa. Algum tempo depois de estar a brincar na sala onde estava a coroa, a Daisy vira-se para a avó e pergunta-lhe:

- Porque é que a avó quer uma coroa se nunca a usa?


De: Júlio Silva - Ilha Terceira Net

.

Sem comentários:

Enviar um comentário